Blog‎ > ‎

Porto Alegre e as comunidades indígenas

postado em 28 de nov de 2018 08:54 por ANA PAULA LOPES VIEIRA PAIVA   [ 2 de dez de 2018 09:29 atualizado‎(s)‎ ]

19 de abril é o Dia Nacional do Índio, lembrado e comemorado em muitas aldeias e reservas indígenas espalhadas em nosso imenso país. Mas além de uma data para se comemorar, temos hoje um dia talhado para a reflexão, principalmente por partes de lideranças e governantes.

É de conhecimento de todos que a comunidade indígena de uma maneira geral continua lutando pela sua sobrevivência, mas, além disso, luta pelo respeito à sua cultura e pela implementação de políticas públicas eficientes que atendam às necessidades e anseios das comunidades que vivem entre nós.

Em Porto Alegre, promovemos inúmeras atividades voltadas para o reconhecimento da cultura indígena, pois ainda ocorrem equívocos na abordagem dessa temática. Procuramos estimular que a população compreenda essas culturas existentes em nossa cidade, mas não somente no que se refere à possibilidade de reconhecer o outro, o diferente, mas com o objetivo de conduzir indagações e reflexões profundas sobre as relações entre diferentes culturas e os rumos da própria sociedade.

Nesse sentido, promovemos uma série de ações por meio do Grupo de Trabalho Povos Indígenas (GTPI), que é formado por órgãos municipais e secretarias, atuando de forma transversal, no desenvolvimento de políticas públicas específicas. Como exemplos, poderia citar o lançamento da Caderneta de Saúde do Jovem Kaingang, que será impressa em idioma indígena, a assinatura do Decreto Municipal que reconhece as práticas do “poraró” (que pode ser traduzido como estender a mão) e as apresentações dos grupos de canto e dança em espaços públicos como práticas legítimas da cultura Mbyá-guarani, o processo de aquisição de uma área para assentamento da comunidade Mbyá, nos mesmos moldes que já fizemos com as etnias Kaingang e Charrua, entre outros.

Enfim, as informações acima são apenas um breve relato de algumas das ações desenvolvidas pelo governo municipal no que diz respeito às políticas públicas voltadas aos povos indígenas presentes em nossa cidade. Porto Alegre é uma cidade que cuida dos seus moradores, tratando a todos com respeito e atenção às diferenças culturais e étnicas de quem aqui vive, e é assim que trabalhamos para fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor.

Fonte: fortunati.com.br

Comments